AgroResíduos - UFV

 Aproveitamento Econômico e Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Cadeia Produtiva de Soja

O projeto AgroResíduos originou-se  em 2020 e tem como objetivo auxiliar os produtores rurais quanto ao gerenciamento de resíduos sólidos em suas propriedades, apresentando alternativas de descarte ambientalmente corretas e compatíveis com os recursos econômicos disponíveis, buscando contribuir para a sustentabilidade financeira dos produtores rurais. 

O projeto é registrado no PiBex como projeto de extensão e teve que se adaptar a nova realidade da pandemia. No ano de 2020, um estudo sobre a situação atual do gerenciamento de resíduos no Oeste da Bahia foi realizado, além da prospecção de parceiros para o avanço do projeto.

Em 2021, o projeto se alinhou ao Soja Plus em uma visita ao Oeste da Bahia para maior entendimento de como o gerenciamento de resíduos funciona no dia a dia do campo. Na visita pudemos conhecer melhor a logística reversa de embalagens de agrotóxicos, conhecendo uma central de recebimento de embalagens vazias. Além disso, tivemos a oportunidade de visitar uma empresa que presta o serviço de incineração de resíduos perigosos e que faz a destinação ambientalmente correta e licenciada de todos os tipos de resíduos.

AgroPlus UFV

Tel: (31) 3612 - 4322