AgroResíduos - UFV

 Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Propriedades Rurais

    O projeto AgroResíduos originou-se  em 2020 e tem como objetivo auxiliar os produtores rurais quanto ao gerenciamento de resíduos sólidos em suas propriedades, apresentando alternativas de descarte ambientalmente corretas e compatíveis com os recursos econômicos disponíveis.
    A metodologia utilizada no projeto compreende em visitas às propriedades, de forma a  identificar os principais resíduos gerados com suas atividades agrícolas.
São realizadas aplicações de um  checklist,  análise das informações e a elaboração do planejamento do gerenciamento dos resíduos sólidos da propriedade. É importante ressaltar a individualidade de cada planejamento, uma vez que cada propriedade apresenta realidades diferentes quanto ao tipo de resíduo gerado e a disponibilidade de recursos para a realização de qualquer ação de urgência, exigida pelos órgãos de fiscalização.
 

      Atualmente, a equipe do AgroResíduos prospecta projetos de pesquisa para caracterização dos sacos de sementes de soja tratada, além de materiais didáticos de apoio ao produtor rural, caracterização e gerenciamento dos resíduos sólidos na fazenda, e ainda, no desenvolvimento do projeto aprovado pelo Núcleo de Apoio a Projetos de Extensão (Nape), intitulado como Planejamento do Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Propriedades Rurais.

AgroPlus UFV

Tel: (31) 3612 - 4322

WhatsApp%20Image%202019-04-01%20at%2021.