Agricultura Sustentável na Serra do Brigadeiro
O projeto nasceu de uma aliança estratégica entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Equipe AgroPlus da UFV. O objetivo primordial reside na articulação com os produtores rurais, abordando a presença do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e os benefícios advindos das ações de governança local para fomentar o agroturismo e enaltecer a qualidade do café produzido na região.
No âmbito desta iniciativa, foram visitadas 42 propriedades rurais no município de Araponga, adjacentes ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Utilizou-se o Programa Agro Plus (este financiado pela ABIOVE - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) adaptado a região, como ferramenta para mensurar a sustentabilidade da produção e identificar os desafios econômicos, sociais e ambientais enfrentados pelo município.
Com os resultados obtidos na campanha, foi possível mensurar as necessidades dos produtores atendidos de forma a realizar ações de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, visando a problemática de comercialização de café, realizou-se o evento “Minas Coffee: a riqueza dos sabores mineiros para o mundo” contando com a participação de representantes de diversas entidades como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), Prefeitura Municipal de Araponga e Universidade de Aix Marseille. O evento reuniu 111 participantes e teve como objetivo primordial capacitar produtores de café para atuarem no mercado internacional e fomentar práticas sustentáveis na agricultura.
Diversas iniciativas estão sendo desenvolvidas em colaboração com as entidades envolvidas no projeto e os produtores rurais beneficiados, visando impulsionar uma agricultura sustentável na região e promover a preservação do Parque, aliada à produção de café de qualidade superior com maior valor agregado.