Programa de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Familiar

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Familiar - DS UFV tem como objetivo geral diversificar a renda dos empreendimentos rurais e agroindustriais, minimizar os impactos ambientais, prover o bem-estar animal e a melhoria das condições de vida das famílias e trabalhadores rurais baseando em pesquisa e extensão através de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

   O DS UFV é formado por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa UFV, reconhecida internacionalmente na área de ciências agrárias, envolvendo as seguintes áreas: agronegócio, agricultura, controle de carbono, economia rural, pecuária, olericultura, fruticultura, solos, recursos hídricos, irrigação, e áreas afins.

       Atualmente, o Projeto DS-UFV atua no município de Ubá em convênio com a Prefeitura Municipal de Ubá.  São assistidos 33 produtores que fazem parte do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA, onde o principal objetivo é conceder incentivo econômico aos proprietários de imóveis rurais que possuam áreas naturais capazes de fornecer serviços ambientais, como obras conservacionistas que favoreçam a infiltração de água. 
Além da bonificação financeira, o produtor recebe também o benefício da Assistência Técnica e Extensão Rural, tanto nas áreas técnicas de produção, quanto na gestão de sua propriedade.

O Programa consiste na união dos grupos da UFV: AgroPlus, Agrogestão, Família do Leite, GESAI, GEPFRUT e NEO. Em sinergia com as prefeituras dos municípios atendidos pela equipe.

AgroPlus UFV

Tel: (31) 3612 - 4322