Programa de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Familiar

O Programa de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Familiar - DS UFV desenvolve atividades com o objetivo de diversificar a renda dos empreendimentos rurais e agroindustriais, minimizar os impactos ambientais, prover o bem-estar animal e a melhoria das condições de vida das famílias de trabalhadores rurais.  As ações são realizadas nas áreas de pesquisa e de  extensão, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Atualmente, o Projeto DS-UFV atua no município de Ubá em convênio com a Prefeitura Municipal de Ubá.  São assistidos 97 produtores que fazem parte do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA, onde o principal objetivo é conceder incentivo econômico aos proprietários de imóveis rurais que possuam áreas naturais capazes de fornecer serviços ambientais, como obras conservacionistas que favoreçam a infiltração de água. 


Além da bonificação financeira, o produtor recebe também o benefício da Assistência Técnica e Extensão Rural, tanto nas áreas técnicas de produção, quanto na gestão econômica e financeira de sua propriedade.

O Programa consiste na união dos grupos da UFV: AgroPlus, Agrogestão, Família do Leite, GESAI, GEPFRUT e NEO. Em sinergia com as prefeituras dos municípios atendidos pela equipe.

Cartilha do PSAUbá

 

A cartilha sobre o Programa Municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais - PSA de Ubá foi desenvolvida pela equipe do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Familiar (DS-UFV)  juntamente à  Prefeitura de Ubá. O desenvolvimento do material contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, em parceria com a equipe técnica do da Universidade Federal de Viçosa.

A cartilha, voltada aos produtores rurais, traz um conteúdo bem didático e explicativo sobre o PSA, além do histórico e números do programa, em execução desde 2018.
 

Para acessá-la, clique no link:

Atendimentos

A equipe DS-UFV realiza assistência técnica aos produtores rurais nas áreas de gestão financeira das propriedades rurais, marketing, conservação de recursos hídricos,  agronomia, engenharia agrícola e ambiental, medicina veterinária e áreas afins.

 

Durante a pandemia, o atendimento aos produtores está sendo realizado de forma remota, por meio do grupo no WhatsApp, com todos os envolvidos no Programa, como: Prefeitura Municipal de Ubá, UGP, Secretaria do Ambiente e Mobilidade Urbana, Sindicato Rural de Ubá, DS-UFV, EMATER, IEF, Rádio Educadora AM 810, Rádio Líder FM, entre outros parceiros. 

 

O grupo permite que produtores compartilhem conhecimentos, esclareçam dúvidas, recebam notícias sobre o agronegócio, acessem informações técnicas, previsão do tempo e cotações de produtos agropecuários comuns na região. Os produtores que participam da feira municipal recebem materiais com informações sobre os produtos comercializados, auxiliando na visibilidade e no marketing dos produtos. Além disso, as barracas são sinalizadas com as placas de "Produtores de Água" do PSA

AgroPlus UFV

Tel: (31) 3612 - 4322