top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

Ações sociais em Escolas

Atualizado: 28 de set. de 2023

Os membros da Equipe AgroPlus UFV em parceria financiada pelo Projeto ConectarAGRO realizou diversas ações nas escolas de São Miguel do Anta e Rio Pomba.

No dia 16/03/2023, aconteceu na Escola Estadual José de Assis Pinto em São Miguel do Anta, Minas Gerais, o levantamento de diversas ideias para ações futuras, entre elas a capacitação dos alunos do ensino nas áreas da economia rural e assuntos voltados à área agrícola. Contamos com a participação do Francisco Costa representante da Empresa Valtra do grupo AGCO que faz parte da Associação ConectarAGRO, produtores de café Cláudio Renato e João Pedro e funcionários da Escola e membros da Equipe. A possibilidade da implementação de uma torre de transmissão foi a principal pauta, uma vez que existe o objetivo de ampliar a rede de conexão com a internet da escola e comunidade ao seu redor, possibilitando maior interatividade dos alunos com novas atividades. O capital para a realização dessa iniciativa seria advindo do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – FUST.

Em Rio Pomba-MG, no dia 19/04, os estudantes membros da equipe AgroPlus UFV, representantes do projeto ConectarAGRO UFV marcaram presença no Instituto Federal, com objetivo de expor aos participantes informações sobre a agricultura digital tais como as tecnologias utilizadas para a produção agropecuária e suas aplicações na agricultura de pequena e média escala e os resultados da primeira fase do projeto ConectarAGRO na região das Zona da Mata. Com a presença de 102 alunos dos cursos técnicos e superior, o evento mostrou-se bastante proveitoso, oferecendo uma experiência rica em conhecimento e troca de saberes. Com isso, espera-se que mais jovens sejam capacitados e motivados a continuar participando das próximas fases do projeto.

Por fim, com o foco de capacitar continuamente os estudantes do Instituto Federal, interessados em fundamentos de gestão econômico-financeira das propriedades rurais e utilização do aplicativo desenvolvido pelo projeto. Essa iniciativa tem como objetivo formar uma nova geração de profissionais capacitados, que contribuirão para o desenvolvimento da região. No dia 06/05, foi dada continuação ao dia 19/04. Nessa segunda etapa foram abordados conceitos relacionados ao Controle Econômico-Financeiro de propriedades rurais, com o intuito de viabilizar a implementação de tecnologias discutidas no primeiro encontro a partir da gestão de custos da propriedade rural.

A Equipe AgroPlus-UFV juntamente com o Projeto ConectarAGRO, vem agindo com os produtores e comunidades da região para que se tenha ótimos resultados futuramente.





bottom of page