top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

Planos de Negócios de Exportação de Cafés Especiais: projeto AgroPlus UFV e Aix-Marseille Université



No dia 23 de novembro de 2023, tivemos as apresentações dos projetos desenvolvidos por estudantes de pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional da Aix-Marseille Université (AMU), França, com colaboração da Equipe AgroPlus UFV e estudantes da Universidade Federal de Viçosa.


Os professores Aziz Galvão (UFV), coordenador da Equipe AgroPlus, e Anne Rollet (AMU) idealizaram o trabalho conjunto como forma de desenvolvimento acadêmico dos estudantes, com uma experiência remota internacional, apredizado sobre o cultivo de café, logística de exportação e planejamento do negócio.


Foram elaborados 7 planos de negócios para exportação de cafés especiais da região das Matas de Minas visando aos mercados alemão, holandês, islandês, sueco, norueguês e chinês. Cada grupo fez o planejamneto para uma das seguintes marcas de café da região: Serra d'Água Cafés Especiais (Vermelho Novo), Serra das Cabeças Cafés Especiais (Araponga), Café Bicuíba (São Francisco do Glória), Fons Café (Paula Cândido), Café Boa Vista do Povo (Araponga), Café Pico do Boné (Araponga) e Café Tamboril (Espera Feliz), Ao todo, 19 estudantes brasileiros e 60 da AMU, de diversas nacionalidades, estiveram envolvidos.


Foram mais de 2 meses de trabalho até finalizarmos com as apresentações dos planos de negócios via plataforma zoom. Contamos, inclusive, com a presença da Laís Fagundes, Diretora de Promoção de Exportações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, durante a apresentação.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page