• Agroplus UFV

Reunião Sobre Agroturismo em Ubá

Reunião Remota


No dia 31 de março de 2021 aconteceu a reunião sobre o Agroturismo em Ubá, de forma remota. Estiverem presentes: o Professor Aziz, a gestora Débora, a gerente Gabriela e assessora Giulianna, da equipe do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Familiar (DS-UFV) da Universidade Federal de Viçosa, o Gerente de Agricultura e Meio Ambiente Antônio Amaral, a integrante da UGP Maria da Graça, o Vice Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá (ACIU) Pedro Henrique, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios Hernon Teixeira, e a Diretora de eventos da ACIU e produtora cultural Didi Pascoalino.


O objetivo foi apresentar os grupos que possuem potencial para incentivar e desenvolver atividades de agroturismo no município de Ubá, de forma a oferecer ações de desenvolvimento econômico para os produtores rurais participantes do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e para o município.


Potencial de Agroturismo em Ubá


Ubá é reconhecida nacionalmente por ser um polo moveleiro, com sua economia voltada para a indústria e serviços. Mesmo não possuindo o turismo como atividade em destaque, o município possui potencial para a concretização deste setor, devido a pontos históricos importantes presentes em regiões rurais e urbanas, além de grupos fortes de ciclismo, que percorrem esses pontos e buscam por atrações em meio aos circuitos. Outro ponto, é a questão da demanda da população de outros municípios por atividades recreativas, que ofereçam o convívio mais próximo com a natureza. Esses são alguns dos motivos que foram levantados na reunião. O próximo passo é realizar um plano de ação com demandas concretas, desde a pesquisa pelo perfil dos turistas até a concretização do agroturismo no município de Ubá.

Posts recentes

Ver tudo