AIX-MARSEILLE
O projeto em parceria com a Aix-Marseille Université (AMU), em Marseille, França, visa explorar o mercado internacional do café brasileiro e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões envolvidas, impulsionando a competitividade do café brasileiro no cenário global.
O projeto foi realizado em colaboração entre estudantes do mestrado em Comércio internacional da AMU, orientados pela professora Anne Rollet, especialista em Gestão de Projetos Internacionais e Monitoramento de Logística Sustentável, e os de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa, fortalecendo os laços acadêmicos e profissionais entre as duas universidades, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências. No total, participaram deste trabalho 53 alunos da Aix-Marseille Université.
Sete fazendas de café em Minas Gerais foram analisadas, resultando em um plano de negócios para expandir as oportunidades internacionais do café brasileiro. O projeto oferece uma visão detalhada das oportunidades e desafios do mercado de café brasileiro, servindo como base para futuras iniciativas e investimentos no setor.
Países como Noruega, China, Alemanha, Suíça, Irlanda e Holanda foram considerados como potenciais mercados exportadores. O plano abrangeu análises de mercado, identificação de clientes potenciais e avaliação da concorrência, além de fatores de desempenho e modelos de negócios.
Para garantir o sucesso da iniciativa, foram definidos os principais fatores de desempenho nos mercados, levando em conta tendências de mercado e requisitos regulatórios. Além disso, foram realizadas pesquisas sobre as preferências de consumo de café em cada país, permitindo adaptar os produtos às expectativas locais.
Com base nesses insights, foi elaborado um modelo de negócios que contempla a distribuição e comercialização do café brasileiro para outros países. Esse modelo inclui estratégias de marketing, canais de distribuição eficientes e uma abordagem para a construção de marcas fortes no exterior.