
ConectarAGRO




Projeto ConectarAGRO + AgroPlus UFV
O Projeto ConectarAgro busca contribuir, através da conectividade digital, com os esforços para aumentar a produtividade e rentabilidade da agricultura familiar no Brasil. O objetivo é criar e disseminar metodologias e instrumento (aplicativo android e IOS para smartphone) que permitam mensurar os impactos da adoção de tecnologias digitais em propriedades rurais, para isso será analisada a situação e potencial da agricultura 4.0 na agricultura familiar na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Além disso, o Projeto busca capacitar extensionistas, estagiários, produtores rurais e filhos de produtores envolvidos em projetos de extensão rural na área de gestão econômico-financeira e implementar o aplicativo para smartphone de controle econômico-financeiro.
O projeto é uma parceria entre a equipe AgroPlus UFV, da Universidade Federal de Viçosa, junto com Associação ConectarAGRO.
Conectividade no Campo: Transformando a Agricultura Familiar
A colaboração entre a equipe AgroPlus UFV e a Associação ConectarAGRO visa promover a agricultura familiar através da implementação de soluções de conectividade digital. O projeto tem foco o desenvolvimento e a disseminação de metodologias que possibilitem a mensuração dos impactos da adoção de tecnologias digitais em propriedades rurais, especialmente na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Essa iniciativa busca fortalecer o setor, promovendo acesso e inclusão digital no meio rural.
Indicador de Conectividade Rural (ICR)
Uma das principais iniciativas do projeto é o desenvolvimento do Indicador de Conectividade Rural (ICR), uma ferramenta inovadora que mede o nível de conectividade nas áreas rurais do Brasil. O ICR atribui um valor de 0 a 1 para o nível de conectividade, considerando aspectos produtivos, sociais, ambientais e de infraestrutura. Essa métrica serve como base para decisões de políticas públicas e investimentos privados, visando melhorar a infraestrutura e os serviços nas regiões mais necessitadas.
Metodologia e Etapas do Projeto
-
Diagnóstico Inicial: Aplicação de questionários a 100 agricultores para entender o acesso e uso da internet nas propriedades.
-
Capacitação: Treinamento de extensionistas, estagiários, produtores e seus familiares em gestão econômico-financeira.
-
Implementação de Tecnologias: Utilização de aplicativos para controle financeiro e ferramentas de agricultura de precisão, como mapeamento de áreas de produtividade.
-
Análise de Impacto: Avaliação dos benefícios da conectividade na produtividade, gestão e qualidade de vida dos produtores.
Resultados Alcançados
-
Cobertura de Internet: Mais de 14,4 milhões de hectares no Brasil agora têm acesso à banda larga 4G na frequência de 700 MHz, beneficiando cerca de 1,1 milhão de pessoas e 90 mil propriedades rurais .
-
Uso da Internet nas Propriedades: 85% das propriedades rurais visitadas possuem acesso à internet, com 49% conectadas por redes via rádio privadas.
-
Aplicações Práticas: Os produtores utilizam a internet para acompanhar preços de commodities, informações climáticas, segurança e atendimento médico
Parceria Estratégica
A ConectarAGRO é uma associação formada por empresas líderes do setor, como AGCO, CNH, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble. Juntas, essas empresas promovem a expansão do acesso à internet nas áreas rurais do Brasil, utilizando tecnologias como o LTE 4G 700 MHz, que permite a conexão de máquinas e pessoas no campo.'

