top of page

AgroFuturo

A equipe AgroPlus UFV, em colaboração com a ABIOVE, tem promovido iniciativas educacionais em escolas rurais pelo Brasil. No primeiro semestre de 2023, destacaram-se ações no Maranhão, especialmente em Chapadinha, Anapurus e Buriti. Oficinas focadas na conservação e preservação do solo impactaram 87 alunos, que desenvolveram projetos para solucionar problemas ambientais. Os melhores projetos foram premiados com mudas de reflorestamento e uma visita ao campo experimental da Embrapa em São Luís.


Inspirada pelo sucesso no Maranhão, a equipe AgroPlus UFV lançou o projeto AgroFuturo em parceria com a Escola Estadual José de Assis Pinto (EEJAP), localizada na comunidade Capivara, em São Miguel do Anta, Minas Gerais. 
 

O projeto tem como objetivo principal contribuir para a sustentabilidade da agricultura de pequena e média escala, promovendo a sucessão familiar nas propriedades rurais por meio da capacitação de futuros produtores. Ele busca reverter o desinteresse dos jovens pela vida rural, incentivando-os a permanecer e desenvolver suas propriedades. São realizadas palestras em sala de aula e também aulas práticas em campo, ministradas por membros da equipe AgroPlus UFV, que introduzem conceitos fundamentais de produção agropecuária, sustentabilidade, agricultura digital e gestão rural. 

Com a integração entre a universidade e escolas rurais, o projeto AgroFuturo pretende transformar a realidade da agricultura local, capacitando futuros profissionais e/ou produtores rurais promovendo a sustentabilidade e a inovação no campo.

bottom of page