top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

RETROSPECTIVA 2022 - EQUIPE AGROPLUS UFV

No ano de 2022, a Equipe AgroPlus-UFV realizou diversas atividades em conjunto com seus parceiros. Ações realizadas pelos Projetos AgriHub-UFV, ConectarAGRO, AgroResíduos, GEAR e o Progama Agro Plus foram capazes de impactar e contribuir com produtores e consultores que atuam nas cadeias do agronegócio. Por mais um ano a Equipe AgroPlus seguiu alinhada a sua Missão e os parceiros ABIOVE, RIBER KWS, FAMASUL, SENAR, IBS, Irriganor, FAEMG, AIBA, Associação ConectarAGRO, Instituto AgriHub e Sistema FAMATO foram fundamentais para as conquistas.


ConectarAgro UFV: Realizou o diagnóstico sobre a conectividade rural e percepção a respeito de tecnologias em 100 propriedades da Zona da Mata mineira. Dessas 100 propriedades, 25 foram selecionadas e revisitadas para elaboração de mapas e inventário da propriedade. Os municípios visitados nesta etapa foram: Araponga, São Miguel do Anta, Viçosa e Guiricema. Atualmente, está sendo feito pelos produtores o controle econômico-financeiro à mão de suas respectivas propriedades, com expectativa de ser implantado efetivamente o aplicativo no início de 2023 desenvolvido para realização dessa tarefa.


AgriHub-UFV: Foram mapeadas as cadeias produtivas de bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, suinocultura, cotonicultura e avicultura, e processos de apoio gestão de máquinas e equipamentos, gestão de almoxarifado, gestão de insumos agrícolas, gestão de benfeitorias, gestão de segurança do trabalho, gestão de recursos humanos, gestão financeira e contábil, gestão de riscos ambientais e gestão de produção. Foi realizado uma difusão tecnológica com a presença do SENAR MT, FAMATO, GRUPO MORENA e UNEMAT onde aconteceu conexões de empresas e solução baseado no mapeamento e dia de campo em uma propriedade assistida pelo PDPL, onde o produtor apresentou as tecnologias e gestão empregada na fazenda em MG. Para validação dos mapeamentos a nossa Equipe conectou tecnologias em uma missão no estado do Mato Grosso no qual foram visitadas: 2 fazendas em Tangará, 5 em Sorriso, 3 em Campo novo do Parecis, 1 em Lucas do Rio Verde, 1 Nova Ubiratã, 2 Diamantino e 6 em Nova Mutum. No âmbito de pesquisa, os estagiários envolvidos no projeto escreveram 9 artigos utilizando a simulação de processos e realizaram quatro capacitações sobre BPM, três delas ministradas por estagiários envolvidos no projeto.


AgroResíduos: Foram aplicados 21 questionários, com relação ao manejo dos resíduos sólidos dentro da propriedade, que possibilitou a elaboração de um plano geral de gerenciamento de resíduos sólidos, além de ações de educação ambiental como a elaboração de cartilhas educativas sobre a tríplice lavagem e depósito temporário de resíduos e capacitação e apresentação em simpósio sobre o tema e os dados obtidos.


Agro Plus: Foram realizadas quatro campanhas para aplicação do checklist Agro Plus, no Oeste da Bahia, no Noroeste de Minas, na Zona da Mata Mineira e na região de Passo Fundo-RS. No total foram cerca de 25 propriedades atendidas pelo programa. Foi realizado o Ciclo de Capacitações, em que mais de 70 alunos se inscreverem, sendo que 25 alunos foram aprovados na primeira fase e 18 foram aprovados na segunda fase. Além disso, em 2022 ocorreu o Seminário Agro Plus Minas Gerais, que contou com a participação de estudantes, parceiros (ABIOVE, FAEMG e Banco do Brasil) e produtores rurais, o evento foi um marco para o programa, visto que nele ocorreu a assinatura do primeiro financiamento com condições diferenciadas de crédito para produtores rurais comprometidos com a melhoria dos seus critérios socioambientais. Também foram apresentados trabalhos com os resultados obtidos pelo projeto durante o 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e o 13º Simpósio de Integração Acadêmica (SIA UFV).


GEAR: Durante o ano de 2022, o Grupo de Estudos em Administração Rural ofereceu a equipe um conjunto de capacitações em três áreas:

Na primeira os estudos foram realizados com a NR31, onde a equipe pode aprender sobre as questões de segurança do trabalho no campo e normas de construções rurais, assim como aplicação do checklist do programa AgroPlus.

A segunda área trouxa o uso da ferramenta Cawemo, que pode proporcionar a equipe as noções básicas da linguagem BPMN, através do mapeamento de processos.

E por último, os alunos puderam aprender sobre o funcionamento de algumas ferramentas de agricultura de precisão, como o uso da ferramenta Qgis.






bottom of page