top of page

Índice de Conectividade Rural

Objetivos:

Criação e elaboração, com base científica, de um Indicador Brasileiro de Conectividade Rural (ICR), tendo como premissa básica a inadequação de índices desenvolvidos para o meio urbano e a necessidade de incluir critérios que reflitam de forma adequada a realidade e
importância do meio rural e da produção agropecuária. Especificamente pretende-se:
• Discutir a importância e aplicação de um Índice Brasileiro de Conectividade Rural (ICR) para priorizar políticas públicas, direcionar e incentivar investimentos e promover ações para ampliar o acesso e os impactos da conectividade no desenvolvimento socioeconômico das áreas rurais;
• Identificar, discutir e definir critérios ponderados e propor uma metodologia para cálculo do ICR, considerando as discussões do item anterior e disponibilidade dados secundários públicos e adequados. com a proposta de alternativas de dados, caso dados públicos não estejam disponíveis.
• Cálculo e disponibilização do ICR para todos os municípios brasileiros. Baseado em área rural conectada, ponderado pelos municípios com produção agrícola e pelas tecnologias de conectividade para pessoas e coisas (IoT).
• Análise dos resultados do ICR municipais e discussão sobre a possibilidade de criação de Índices para cadeias de produção e regiões/municípios com base no ICR e informações primárias.

Atividades:

1. Revisão bibliográficas sobre índices rurais e de conectividade
2. Discussão (reuniões e workshops) com membros da Rede ConectarAgro e representantes do setor produtivo agropecuário, agroindústria e prestadores de serviços rurais.
3. Levantamento de dados secundários sobre a produção agrícola municipal e conectividade rural
4. Análise dos dados, priorização de critérios e cálculo de indicadores dos municípios brasileiros
5. Elaboração de lista e relatório
6. Discussão dos resultados e proposição de ampliação do ICR considerando culturas e regiões específicas.

bottom of page