top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

Evento ConectarAGRO UFV 2022

No dia 21 de julho a Equipe AgroPlus UFV realizou um evento com o projeto ConectarAGRO e parceiros - Massey Ferguson, Valtra, TIM, Case, Solinftec e Eldorado, CNH, PDPL, Educampo, Prefeitura de São Miguel do Anta, Prefeitura de Guiricema -.

No período da manhã ocorreu uma reunião na reitoria seguida de uma visita pelo Campus UFV e a três propriedades rurais onde os convidados tiveram a oportunidade de interagir com os produtores da região, que são o foco do projeto.


Na parte da tarde ocorreu um Workshop com as áreas temáticas:

  • Conectividade Rural

  • Agricultura de Precisão

  • Gestão/Comercialização/Financeiro

  • Cidadania

Durante o Workshop os participantes convidados debateram sobre as áreas temáticas com grande diversidade de opiniões e vivências, devido à diversidade de profissionais que compunham cada mesa - políticos, empresários, pesquisadores, servidores públicos, produtores, policiais, prestadores de serviço - observando quais os problemas de conectividade em propriedades rurais, quais as soluções e possíveis sugestões para projetos e ações.

No período da noite aconteceu o Seminário Potencial da Conectividade em Propriedades de Pequena e Média Escala, com a seguinte programação:

  1. Abertura e apresentação dos dados coletados pela equipe no mês de Abril com a aplicação dos questionários de conectividade rural, com a palavra do Professor; Aziz Galvão e da Giovanna Lacerda (Equipe AgroPlus);

  2. Potencial da Agricultura 4.0, com a palavra da Ana Helena Andrade (representante do ConectarAGRO e AGCO);

  3. Conectividade Rural e Telecomunicações, com a palavra do Renato Coutinho (representante da TIM BRASIL);

  4. Discussões e encerramento.


Por fim, conclui-se que o evento superou as expectativas e foi fundamental para a apresentação dos dados parciais, definir e discutir as próximas ações e tecnologias viáveis. Adicionalmente, a oportunidade de conhecimento e interação com os parceiros por parte da comunidade acadêmica e principalmente da Equipe foram também importantes ações do evento.


bottom of page