top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

Minas Coffee: a riqueza dos sabores mineiros para o mundo

Atualizado: 15 de mai.


Nos dias 9 e 10 de maio, ocorreu o primeiro “Minas Coffe: a riqueza dos sabores mineiros para o mundo” na cidade de Araponga, Minas Gerais. Organizado pela Equipe AgroPlus UFV, com o patrocínio da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e o apoio institucional dos: Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), Prefeitura Municipal de Araponga e Universidade de Aix Marseille, o evento reuniu 111 participantes e teve como objetivo primordial capacitar produtores de café para atuarem no mercado internacional e fomentar práticas sustentáveis na agricultura.


Durante o primeiro dia, uma série de palestras proporcionaram aos participantes um panorama geral sobre diversos aspectos da cafeicultura. Estiveram presentes no evento representantes das instituições apoiadoras supracitadas e, também, da Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e da The Nature Conservancy (TNC). Foram abordados de maneira abrangente diversos tópicos, incluindo a promoção do comércio exterior de Minas Gerais, a certificação de café, as estratégias de agroturismo e a relevância da sustentabilidade.


Destaca-se a apresentação da SEDE, ministrada pela Lais Ione Fagundes, Diretora de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, que compartilhou insights valiosos sobre a expansão dos negócios além das fronteiras nacionais.






De modo semelhante, a Professora Anne Rollet, da Universidade de Aix Marseille, em conjunto com o Ghislain de Montgolfier, Presidente da casa Bollinger Champagne, explanaram as oportunidades no mercado internacional e as estratégias de valorização de produtos, como as aplicadas na região do Champagne por meio da Denominação de Origem.


A palestra da EMATER, conduzida por Gabriel Singulano Filho, Coordenador do Certifica Minas - Café, certificação vinculada à EMATER-MG, ofereceu uma visão detalhada sobre a certificação do café e como ela pode ser benéfica para o produtor.





Dalyson Cunha, Supervisor Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), trouxe à discussão a importância do Selo Verde e suas implicações para o agroturismo na região de Araponga, ressaltando os benefícios das práticas sustentáveis para a economia local.





A apresentação da AgroPlus UFV, liderada por João Pedro, membro da equipe e produtor de café, abordou os desafios e oportunidades no mercado de cafés, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos participantes.






No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em uma conversa direta com parceiros e produtores-chave, na sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB).






Além de uma apresentação sobre o potencial do parque para o agroturismo e valorização do café local, conduzida pelo Gerente da Unidade de Conservação Francisco José de Oliveira Ramos, a Rebeca Rodrigues Ramos, Assessora da SEDE, ministrou uma capacição detalhada sobre logística e trâmites para exportação de café, oferecendo uma perspectiva prática e aplicável aos produtores presentes.


Confira os materiais das palestras do dia 09 de maio! Acesse: SEDE-MG, Lais Ione Fagundes, IEF, EMATER-MG, AgroPlus UFV, Aix-Marseille University.


Na foto, parceiros, cafeicultores do município de Araponga e

membros da Equipe AgroPlus UFV.

コメント


bottom of page