top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

Novos membros contam as experiências sobre o processo seletivo da equipe

A equipe AgroPlus UFV promoveu mais um processo seletivo durante o segundo semestre do ano de 2021. O processo foi dividido em 3 fases onde foram avaliados: currículos dos participantes, vídeos de apresentação no formato pitch, realizado entrevistas com auxílio de estudantes de psicologia da UNIVIÇOSA, desenvolvido atividades trainee junto com a equipe e realizado teste de perfil. O processo seletivo da equipe foi totalmente remoto, em função da pandemia, adequando-se às limitações do momento e utilizando as plataformas digitais. O processo durou um período de um mês, além do Programa Trainee que aconteceu durante 5 semanas. Ao total, foram aprovados dez novos membros na Equipe.


  • Ana Paula, graduanda em Engenharia Ambiental;

  • Bruno Sebastyan, graduando em Agronegócio;

  • Caique Oliveira, graduando em Engenharia Ambiental;

  • Camila Cruz, graduanda em Engenharia Ambiental;

  • Gabriel Machado, graduando em Agronomia;

  • Gabriel Oliveira, graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental;

  • Jessiele Barbosa, graduanda em Engenharia de Alimentos;

  • Mateus Resende, graduando em Agronomia;

  • Matheus Guimarães, graduando em Agronomia;

  • Pedro Zucolotto, graduando em Agronomia.


Sabemos que o processo de recrutamento e seleção é cada vez mais desafiador, para ambos os lados, tanto para o recrutador quanto para o candidato, especialmente no atual cenário de adaptação e inovação. Em um bate-papo com os novos efetivados, conversamos sobre como foram suas experiências e quais foram seus maiores desafios e aprendizados durante esse período. Caique Oliveira, graduando em Engenharia Ambiental destaca: "Ter feito parte do Processo Seletivo da AgroPlus foi trabalhoso e trouxe muito aprendizado. Pude aprender bastante com os membros sobre como funcionam os projetos da equipe, e também com os outros Trainees, que durante as discussões trouxeram diversas ideias ou ferramentas que eu não conhecia”.


Jessiele Barbosa, futura Engenheira de Alimentos faz uma conexão com sua profissão a ser exercida e aponta que “Sempre tive interesse em entender mais dessa etapa do processo de produção anterior a indústria e que impacta tanto na qualidade dos produtos finais, entender as dores dos produtores fazendo o link com a minha formação”. A Equipe AgroPlus UFV é uma oportunidade de conciliar a parte prática com a teórica, e Mateus Resende afirma “Durante o período de trainee tive a oportunidade de colocar em prática conhecimentos e ferramentas que aprendi ao longo de três anos de curso e aplicá-los para a resolução de problemas reais”, e Ana Paula ressalta como pontos positivos “Durante esse período pude ter contato com pessoas que, mesmo no curto intervalo de tempo que aconteceu o processo, ajudaram a me desenvolver e perceber o quanto a multidisciplinaridade é vantajosa para expandir o nosso ponto de vista”, sendo a multidisciplinaridade destacada fortemente também pela Camila Cruz que realça “Outro ponto positivo, que é algo que agrega muito em ser AgroPlus, é a multidisciplinaridade proporcionada ao trabalhar com pessoas de diferentes cursos e locais, e que a gente já experimentou desde o processo trainee”.


A AgroPlus UFV é uma equipe de pesquisa aplicada e extensão que conta com inúmeros projetos que oferecem inúmeras oportunidades. Bruno Sebastyan comenta que “Assim que começou o trainee, surgiu uma oportunidade e ingressei no projeto do Agrihub, onde através dele, estou em contato com diversas empresas e startups do Agronegócio, o que considero para mim uma experiência muito significativa”. Dentre essas oportunidades, Gabriel Oliveira conta que espera “poder ter mais contato direto com produtores, fazendo parte de projetos práticos gerando contato com empresas, professores, profissionais da área e graduandos de outros cursos”.


Matheus Guimarães e Gabriel Machado afirmam que o processo trainee foi muito enriquecedor e importante para o desenvolvimento pessoal e profissional “O processo trainee foi muito importante para o meu desenvolvimento dentro da AgroPlus, pois pude vivenciar e aprender as atividades que são executadas dentro da equipe”, comenta Matheus, já Gabriel ressalta os seguintes pontos “A minha experiência durante o Processo Trainee da equipe AgroPlus UFV foi excelente, consegui compreender melhor o funcionamento de um processo seletivo, aprender com meus colegas de equipe, trabalhar em áreas que nunca tinha tido contato e assim me ajudando a me tornar um profissional mais qualificado”.


A equipe AgroPlus UFV dá as boas vindas aos novos membros e agradece pelo empenho e contribuição durante o processo trainee e as atividades trainee. Esperamos que juntos, possamos treinar futuros profissionais aptos e qualificados para ingressar no mercado, viabilizar meios para colocar em prática os conhecimentos do curso de graduação, aprimorar o pensamento crítico para a tomada de decisão e desenvolver novas habilidades que serão importantes para a carreira.



bottom of page