top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

O novo Ciclo de Capacitações do Programa Agro Plus BR

O Agro Plus é o novo programa nacional de assistência técnica lançado pela ABIOVE, resultado da ampliação do programa Soja Plus. Da mesma forma que o Soja Plus, o Agro Plus é um programa que tem por objetivo auxiliar o produtor rural a se adequar à legislação e normas regulamentadoras, promover a sustentabilidade e incentivar boas práticas na propriedade rural. Em Minas Gerais, a aplicação do programa através da UFV se dá por meio da capacitação dos estudantes, futuros estagiários, em um ciclo de capacitações.

As campanhas ocorrem mediante a aplicação do checklist, onde os estagiários identificam se a propriedade está em conformidade com as Normas Regulamentadoras e com a Lei Trabalhista, e a partir dos pontos avaliados fazem sugestões de melhorias para que a propriedade possa estar em conformidade com as questões trabalhistas, ambientais e de gestão rural. Após as visitas e a aplicação do checklist, o estagiário elabora o plano de ação com as devidas prioridades.

Um dos maiores diferenciais do Programa na Universidade Federal de Viçosa é o Ciclo de Capacitações que ocorre durante todo o período letivo, capacitando dezenas de estudantes de diversos cursos nos quatro âmbitos da sustentabilidade, abordados no checklist do programa. O ciclo de capacitações é construído de forma a atender as exigências práticas e teóricas, contendo desde palestras até estudos de casos reais.

A equipe da coordenação do programa na UFV (AgroPlus UFV) oferecerá um Ciclo de Capacitações de forma remota nesta primeira fase e na segunda fase acontecerá de forma presencial na Universidade Federal de Viçosa, seguindo de forma remota para as demais Universidades participantes do Programa, garantindo que todos inscritos possam participar até o final das capacitações.

O Ciclo de Capacitações é dividido em três fases. Na fase 1, são abordados temas voltados à cultura da soja, já na fase 2 os temas pertencentes ao check list diagnóstico são destrinchados, com aprofundamento na Norma Regulamentadora 31, que dispõe sobre segurança e saúde no trabalho rural. A fase 3 se dá com a aplicação do programa em propriedades rurais. Dessa forma, o Ciclo de Capacitações conta com inúmeras atividades com temas específicos do Programa e também voltado ao processo de produção de soja com enfoque prático. Dentre essas atividades estão: palestras, avaliações periódicas (sabatinas e provas), cursos e treinamentos mais intensivos com capacitações específicas oferecidas por estagiários do Programa Soja Plus, especialistas da UFV e empresas parceiras. A aprovação entre as fases do Ciclo se dá por frequência e nota mínima exigida ao longo das avaliações. Os participantes que obtiverem o percentual necessário nas fases 1 e 2, estarão aptos a aplicarem o Programa Agro Plus em fazendas em Minas Gerais (Fase 3). A convocação dos estagiários que participarão da terceira fase se dá através da seleção dos melhores colocados no ranking final, e ocorre mediante demanda.



bottom of page