AgroPlus UFV

Tel: (31) 3612 - 4322

Programa Soja Plus UFV

     O programa de estágio e capacitação Soja Plus UFV é uma parceria entre a equipe AgroPlus, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Cargill.

  O programa tem por objetivo capacitar estudantes a auxiliar o produtor rural com as demandas que a legislação lhe impõe, nos âmbitos: meio ambiente e resíduos, construções rurais, saúde e segurança no trabalho rural. Garante tanto para o mercado interno quanto externo a qualidade e sustentabilidade do complexo da soja brasileira.

Conheça mais sobre o programa no site
SOJA PLUS UFV!
Inscreva-se para o
Seminário Soja Plus Brasil 2019!

           O Soja Plus tem um sistema participativo e integrativo, através de 180 indicadores nas áreas: qualidade do produto, responsabilidade social, viabilidade econômica, melhores práticas de produção e qualidade de vida, além disso, analisa e diagnostica as necessidades dos empreendimentos rurais.

 

         Após as visitas e a aplicação do checklist, o técnico elabora o plano de ação com as devidas prioridades. Por ter essa visão de integração do maior número de produtores no nosso amplo país, o plano de ação e o cronograma de implantação são aplicados de acordo com as condições de cada produtor.

 

          O Programa está presente nos principais estados sojicultores do Brasil: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Trata-se de um programa voluntário e com todas as ações de capacitação, materiais e assistência técnica gratuita para os produtores participantes.

 

     Desde o início do programa em  2011, foram realizadas assistência técnica em 2.147 fazendas. As propriedades inscritas no Soja Plus produzem 9,43 milhões de toneladas de soja, representando cerca de 8% da produção brasileira da oleaginosa (ABIOVE, 2019).

 

      No total, foram visitadas até março de 2019 pelos estagiários da UFV 116 fazendas em Minas Gerais e 143 na Bahia.