top of page
Foto do escritorAgroplus UFV

1ºSeminário PESB: UFV e IEF realizam evento para fortalecer agricultura sustentável e preservação no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Atualizado: 19 de nov.

Em uma iniciativa voltada à promoção da agricultura sustentável e preservação ambiental, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), através do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e da Equipe AgroPlus UFV, ambos do Departamento de Economia Rural (DER/UFV), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e apoio de entidades locais, realizou uma série de atividades e encontros entre os dias 12 e 26 de outubro de 2024. Os eventos, que reuniram alunos, produtores rurais e especialistas, buscaram integrar a comunidade em torno de práticas agrícolas sustentáveis e estratégias de preservação ambiental, na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), uma área de alta importância ecológica no bioma Mata Atlântica​.


A programação incluiu diversas atividades, como visitas técnicas a propriedades rurais em Araponga-MG, minicursos sobre classificação e degustação de cafés e o Seminário PESB, voltado ao compartilhamento de experiências e técnicas que promovem o equilíbrio entre produção agrícola e conservação ambiental. O evento contou com a participação da professora Anne Rollet, da Universidade Aix-Marseille, França, que trouxe cases de sucesso de ações coletivas e de diferenciação de produtos regionais, desenvolvidas por pequenos e médios produtores na França e em países africanos.


Os encontros iniciaram no dia 13 de outubro, com uma visita ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, onde foram discutidas estratégias de turismo sustentável e valorização das espécies nativas, como a palmeira Juçara. Na oportunidade, junto à produtores parceiros, foram apresentadas estratégias de desenvolvimento regional através da agregação de valor no produto, e também por meio do turismo.



No dia 14 de outubro, a professora Anne Rollet e participantes do evento foram recebidos no Café Serra das Cabeças, propriedade em Araponga, onde foram apresentados métodos de cultivo e beneficiamento sustentável de café.






Nos dias 15 e 16 de outubro, a Prof. Anne ministrou o curso “Ações Coletivas na Agricultura” para estudantes da Pós Graduação em Extensão Rural e extensionistas e graduandos convidados, abordando a importância do terroir e estratégias de agregação de valor na produção de cachaça e café. 



No dia 17, ocorreram atividades voltadas aos alunos da Universidade ao longo do dia. No período da tarde, no DER, ocorreu o minicurso de Classificação e Degustação de Cafés, com uma palestra teórica seguida de duas turmas de aula prática. A palestra que deu início às atividades, ministrada por João Pedro Gomes, Assessor de Sustentabilidade na Volcafe, abordou o tema “Desafios e Inovações na Produção Cafeeira Sustentável”. Após, os participantes foram distribuídos entre as turmas práticas, conduzidas por João Pedro Gomes e Edimar Miranda, produtor de cafés em Araponga-MG.


A noite, também destinado aos alunos da Universidade, ocorreu o “Seminário PESB: Sustentabilidade no Entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro". O evento reuniu representantes de órgãos públicos de Minas Gerais, como SEAPA, SEDE e EMATER-MG, além de instituições como The Nature Conservancy Brasil e FAEMG/SENAR. O seminário foi marcado por palestras que destacaram o impacto do PESB na preservação ambiental e nas propriedades rurais.


Dalyson Cunha, do IEF, discutiu o papel do Parque como ponto de conexão entre a preservação ambiental e o turismo sustentável, enquanto a Prof. Anne Rollet apresentou estudos de diferenciação de produtores rurais e das regiões produtivas, enfatizando a valorização dos produtos regionais.




Com o objetivo de apresentar o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro aos alunos da Universidade, com o apoio do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFV, o evento presenteou 14 (quatorze) participantes com uma visita guiada pela Unidade de Conservação. A visita ocorreu ao longo do dia 26 de outubro, onde os sorteados fizeram duas das diversas trilhas presentes no PESB, além de conhecerem o Mirante Dona Erminda. 


O evento reforçou a importância da agricultura sustentável como ferramenta de desenvolvimento regional, focando em práticas agrícolas que promovem a sustentabilidade. A expectativa é de que as iniciativas geradas pelo evento não só estimulem a preservação ambiental, mas também ajudem a diversificar a economia local, promovendo o comércio de cafés especiais e o turismo sustentável na Serra do Brigadeiro.


Confira todas as apresentações realizadas na noite do 1º Seminário PESB! Acesse:

Comments


bottom of page