top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

Aplicativos desenvolvidos pela equipe já estão em testes com alunos e produtores rurais da região

A equipe AgroPlus vem trabalhando na elaboração de três aplicativos que buscam ampliar o entendimento de alunos e produtores sobre tópicos importantes do agronegócio, como sustentabilidade (AgroPlus Sustentabilidade), gestão econômica e financeira (AgroPlus Gestão) e mercado de commodities (AgroPlus Preços). A intenção é conectar os produtores atendidos pela equipe e os alunos de graduação da UFV, de modo a propor uma nova forma de aprendizagem sobre gestão de propriedades rurais.

No momento, o aplicativo AgroPlus Preços se encontra no estado mais avançado de desenvolvimento e está sendo utilizado na disciplina de ERU 430 (Administração de Empresa Rural). No aplicativo, todos os participantes têm acesso a um portfólio irreal de 100.000 reais e podem comprar e vender algumas das principais commodities agrícolas, de modo a tentar obter lucro máximo no jogo. Os preços do aplicativo são atualizados uma vez por dia, de acordo com o indicador Cepea e visa estimular os alunos a buscarem informações em jornais da área agrícola e financeira para obterem os melhores resultados no jogo. O programa criado permite que o professor escolha quais produtos estarão disponíveis para negociação e acompanhe as atividades de compra e venda dos alunos. A plataforma conta ainda com a possibilidade do aluno justificar a compra ou a venda de um produto agrícola, permitindo que o professor avalie os conhecimentos sobre mercado, aprendidos em sala de aula.

O AgroPlus Gestão é outro produto da equipe. O aplicativo foi criado com o intuito de apresentar para os produtores os conceitos básicos de gestão econômica e financeira, e se diferencia dos outros aplicativos por valorizar o contato do produtor com o extensionista. O objetivo é que o programa funcione como um meio simples de acompanhar a gestão da propriedade, sem abolir o papel do extensionista e fornecendo suporte técnico especializado ao produtor. Dessa forma, as visitas às propriedades rurais atendidas pela equipe são mantidas e mais próximas da realidade possível.

No AgroPlus Gestão é possível cadastrar uma propriedade rural real e inserir os dados de inventário e a movimentação de insumos. O aplicativo fornece o cálculo dos principais indicadores econômicos como margem líquida, margem bruta, receita bruta, custo total, lucro, custo operacional total e custo operacional efetivo, dentre outros indicadores econômicos. O aplicativo apresenta os dados de forma simples, através de gráficos de barra e de pizza, e permite que o extensionista converse com o produtor por meio de mensagem de texto. O AgroPlus Gestão também pode ser utilizado em sala de aula por meio da criação de uma fazenda fictícia, onde os alunos inserem os dados dos principais indicadores econômicos.

O AgroPlus Sustentabilidade surgiu a partir das visitas feitas pela equipe para aplicar o programa Soja Plus, programa que capacita gratuitamente o produtor rural sobre os âmbitos da sustentabilidade. O aplicativo permite que o produtor avalie a sua propriedade dentro dos critérios de alguns selos certificadores. Assim, é possível verificar quais indicadores a propriedade está cumprindo de forma desejável e quais tópicos devem ser regularizados dentro da propriedade. O programa abarca os níveis ambiental, social, econômico, de qualidade do produto e ética, os cinco níveis determinados pelas principais certificações do país. A base para a avaliação da propriedade é de acordo com os dados coletados no site standardsmap.org, da Internacional Trade Centre (ITC), ligado a ONU e a organização internacional do comércio.



Fabiano, estudante de ciência da computação na UFV- Campus Viçosa, trabalha no desenvolvimento dos três aplicativos citados.

bottom of page