top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

Campanha Soja Plus Noroeste de Minas

Em janeiro de 2021 foi realizada a campanha Soja Plus no Noroeste de Minas Gerais, sendo atendidas 10 propriedades rurais nos municípios de Unaí, Paracatu e Guarda-Mor. No total foram percorridos mais de 4000 Km durante uma semana de atuação do programa na região. As atividades desenvolvidas foram a aplicação do checklist Soja Plus, a entrega e fixação das placas do Programa, além da entrega dos materiais para orientação dos produtores de soja nas áreas de saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais e regularização ambiental.



A Campanha contou com a orientação da Bióloga Juliana Gracielli, Coordenadora Executiva Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (IRRIGANOR) e foi aplicada pela Débora Resende, Gestora de Agronegócio e o estagiário Breno Dias (integrantes da equipe Agroplus UFV), pelo Técnico de Meio Ambiente Rannery Camargos e a estagiária Maria Eduarda (ambos da Irriganor).



A campanha de janeiro de 2021 ampliou e fortaleceu parcerias com a Irriganor, o Condomínio de Irrigação Entre Ribeiros, a Associação Filhas do Agro e a Cooperativa Agrícola Oeste Mineiro.


A Irriganor é a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas de Gerais, com sede em Unaí-MG e conta atualmente com 459 associados distribuídos em 16 municípios, sendo 12 pertencentes ao Noroeste de Minas e 4 ao Norte de Minas. Os associados cultivam mais de 250 mil hectares, sendo 128.515 ha irrigados e 155.771 ha de sequeiro.


“Filhas do Agro” é um projeto lançado pelo Sebrae Minas, em parceria com Irriganor, que tem como objetivo promover o desenvolvimento do capital social da região por meio do empoderamento das mulheres do campo, que terão a chance de desenvolver características empreendedoras, reconhecer a própria capacidade de liderança e gerar transformações em suas realidades e no seu entorno. Este é o primeiro grupo do programa Sebrae Delas do país destinado exclusivamente para as mulheres do agronegócio. O projeto ‘Filhas do Agro’ é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e o Governo Federal e conta com o apoio das empresas Produtiva Agronegócios, Pioneira, Corteva e Microxisto e da Academia de Liderança de Mulheres do Agronegócio.


A Cooperativa Agrícola Oeste Mineiro, a antiga “Sul Brasil” está localizada no município de Guarda-Mor, em Minas Gerais. Tem como objetivo auxiliar o produtor na recepção e comercialização de produtos como milho, soja, sorgo e trigo.


O Projeto de irrigação do Entre-Ribeiros foi implantado em 1983 com recursos do Prodecer – Programa de Desenvolvimento dos Cerrados, criado pelo Governo Federal em parceria com o capital japonês. As ações contam também com o apoio do Governo de Minas, por meio do repasse de recursos do BDMG, além do apoio na infraestrutura viária e de suporte à irrigação.






bottom of page