top of page
  • Foto do escritorAgroplus UFV

Soja Plus MATOPI: novas fronteiras de atuação do programa


Primeira fazenda atendida pelo programa no Piauí

A cerca de 3 anos atrás, ocorreu a elaboração do projeto de implementação do programa Soja Plus no estado do Maranhão. Após muitos estudos para a viabilização, em 17 de fevereiro de 2020 foi colocado em prática, com o auxílio dos parceiros do programa no estado (Cargill, ADM, Associação dos Produtores de Sementes de Soja dos Estados do Matopiba - Aprosem e Universidade Federal do Maranhão -UFMA).

Com um plano de duração de um ano, o projeto tem como meta estipulada atender cinquenta propriedades rurais aplicando-se dez cursos para gerentes e funcionários das fazendas.


Reunião com o prof dr Daniel Jacques da UFMA para adequação regional do checklist

A frente das ações estão os graduandos em agronomia Douglas Chahine, estudante da UFV Campus Florestal e Mateus Rosado, membro da equipe AgroPlus e estudante da UFV campus Viçosa. Ambos estão realizando estágio como contratados da ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), representando a mesma.


Primeiro curso realizado pelo programa Soja Plus Maranhão, tema: NR 31

Dentre as atividades em campo destacam-se:


• Realização de visitas em propriedades rurais participantes do programa para acompanhamento de indicadores de desempenho socioambientais e econômicos das mesmas, sugerindo melhorias e propondo resoluções de problemas.


• Realização e planejamento de cursos com diferentes temas, entre eles Normas Regulamentadoras – NR’s relativas à segurança e medicina do trabalho, legislação ambiental, controle financeiro, gestão, entre outros.


• Atualização e revisão de materiais utilizados no programa como o checklist, o manual de resíduos sólidos e a cartilha de prevenção ao COVID-19 em propriedades rurais.


• Revisão bibliográfica de legislações vigentes na região em que as propriedades participantes se encontram.


• Confecção de relatórios para informativos de mídia dos parceiros, bem como divulgação de cartões de visitas, banners do programa e redes sociais.


• Desenvolvimento de boa relação com os produtores da região.


Reunião com secretário de meio ambiente de Balsas-MA para alinhamento do checklist com a legislação vigente no estado

Os primeiros resultados das ações já estão dando retorno por meio de novas parcerias e expansão da área de atuação. O programa, que foi implementado a princípio no estado do Maranhão, despertou interesse de grupos que também possuem propriedades no estado do Piauí, abrindo uma nova fronteira de atuação em uma região em que, inclusive, já teve propriedades avaliadas. Além disso, no estado de Tocantins produtores rurais também manifestaram interesse e as primeiras visitas já estão em programação. Dessa forma, o programa está sendo agora carinhosamente chamado de SojaPlus MATOPI.


Os parceiros contribuem diretamente no sucesso das atividades, a empresa Cargill e a ADM fazem o direcionamento, indicando propriedades de seus clientes para aplicação do programa. Assim como a Aprosem MATOPIBA que também auxilia na prospecção de novos parceiros e a UFMA que faz a atualização de conteúdos e materiais que envolvem a parte de legislação ambiental.


“O programa desde o início norteou minha carreira acadêmica, me motivando a buscar mais conhecimento, no que toca a cadeia da soja, assim hoje, contratado pela ABIOVE para coordenação do programa por aqui, vejo que valeu muito a pena colocar meus esforços em prol do mesmo. Da mesma forma que fez diferença na minha vida profissional, o SojaPlus pode fazer o mesmo ao produtor rural, o auxiliando na melhora da sua gestão, dando a ele ferramentas e base teórica para entender as legislações e as responsabilidades a ele designada. Somos o aporte que faltava para que ele continue levando nosso mercado agrícola a níveis mais elevados, e sobressaindo sobre os demais competidores internacionais, com um modelo de produção altamente rentável e responsável”.

Mateus Rosado


As atividades seguem até fevereiro do próximo ano e prometem grande repercussão e sucesso. Para mais informações do programa acesse: http://www.sojaplus.com.br e o Instagram @sojaplusmapi.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page